Enviado especial a São Paulo*
O sucesso da música brasileira se mistura à história das emissoras de televisão. Desde os primeiros programas musicais da extinta TV Excelsior, passando pelo boom dos videoclipes exibidos na MTV até os mais recentes shows de calouros, como “The Voice” e “The Voice Kids”, ambos da Globo, a caixa preta sempre deu vazão ao que é mais ouvido e ao que é aprovado pelo grande público. Diante desse histórico, a Globo agora aposta suas fichas no “Só Toca Top”, programa que levará ao ar nas tardes de sábado, a partir do dia 14 de julho, no horário deixado pelo “Estrelas”, o que está bombando nas rádios de todo o país, nos serviços de streaming e, claro, nas redes sociais.

O diferencial da atração, apresentada para jornalistas e formadores de opinião no dia 26, em São Paulo, será reunir no mesmo palco os artistas mais ouvidos na semana. Para isso, de acordo com Raoni Carneiro, diretor artístico responsável pela empreitada, serão realizados diferentes tipos de ranking, considerando gênero musical, região e plataforma (rádio, rede social ou streaming). “A nossa intenção é trazer de volta este lugar em que muitas estrelas passavam pelo palco dos programas de televisão”, disse Carneiro, deixando escapar que o “Globo de Ouro” (1970) foi uma de suas referências.

O desafio do diretor, no entanto, será reunir tanto o público na frente da telinha quanto os artistas mais ouvidos no mesmo palco. “Caberá ao público comprar essa ideia, absorver e embarcar com a gente nessa energia que estamos propondo”, disse ele, que pretende gravar o “Só Toca Top” toda segunda-feira, facilitando, assim, o encontro entre os artistas e os apresentadores da atração, Luan Santana e Fernanda Souza.

Comando de Fernanda e Luan Santana

O “Só Toca Top” será apresentado por Luan Santana e Fernanda Souza. Nesse formato, ambos são estreantes e estão superanimados. “Todo mundo sabe como é difícil começar uma profissão, e eu estou muito grata”, disse Fernanda, que volta a trabalhar na Globo. Luan, que completou dez anos de trajetória artística, está radiante com a nova oportunidade. “É mais do que um presente apresentar um programa de música e que vai escancarar para todo mundo o que o país mais está ouvindo”, declarou.

Fotos Fábio Rocha/Globopaoni.jpg

INTERATIVIDADE É O PONTO FORTE

Atualmente, é impossível planejar um produto midiático sem considerar o universo virtual. Sendo assim, além de analisar os dados das redes sociais e dos streamings, o “Só Toca Top” vai aproveitar as plataformas da Globo. De acordo com o diretor, Raoni Carneiro, a playlist de cada uma das edições do programa estará disponível no Globo Play. Ele ainda adiantou que o ranking semanal também poderá ser acessado no site Gshow. Luan Santana, usuário assíduo das redes sociais, inclusive, deixou um recado para quem quer ver o artista predileto no programa. “Ouça bastante, siga e curta tudo dele, como as fotos do Instagram”, contou o apresentador.

MINIENTREVISTA COM RAONI CARNEIRO

Como você define o programa?
Ele é um jogo, mais ou menos. Para a pessoa estar lá, ela deve estar ranqueada. Então o que a gente quer é o top, a performance top. A Aposta da Semana está diretamente ligada a essa performance, porque o artista, para ser a Aposta, tem que romper uma barreira, ter um trabalho sendo executado, ter relevância.

Ele é uma espécie de ‘Globo de Ouro’?
Comparar os formatos não tem como. Mas o “Globo de Ouro” faz parte da nossa formação, pois, quando falamos de programa de música, ele é o primeiro em que pensamos. Então, sim, o “Globo de Ouro” é nossa primeira inspiração, mas são novos desafios, novas ferramentas. Não podemos ficar presos num formato.

Como tem sido gravar com o Luan e com a Fernandinha?
Os dois tem uma leveza, uma cumplicidade e uma coisa ótima que a gente conseguiu construir. A maneira da gente de conduzir este projeto tem se refletido na produção, no piloto e na edição. A equipe tem uma harmonia que faz o programa ser leve, gostoso, ideal para as tardes de sábado. Esse programa é para quem gosta de música, para quem consome música.

*Matéria publicada no jornal Super Notícia do dia 1º de julho de 2018 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s